
AMIGOS
DA DEMÊNCIA
O que é a demência?
A demência é causada por doenças do cérebro. A demência da doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, constituindo cerca de 60% a 70% de todos os casos. Existem outras formas de demência, como a demência vascular, a demência de corpos de Lewy, a demência frontotemporal entre outras.
​
Diferentes tipos de demência afetam o cérebro de diversas formas e diferentes evoluções clínicas. Alguns aspectos podem influenciam a forma como cada um vive com demência, como por exemplo; aspectos pessoais de vida (condições e acesso à saúde, nível de escolaridade, condição socioeconômica, região em que vive), a rede de suporte social e familiar, além da acessibilidade e inclusão nos ambientes físicos e sociais dos quais fazem parte.
A palavra demência é utilizada para descrever um grupo de sintomas que progridem de forma única em cada indivíduo. Podem incluir a perda de memória, dificuldades de raciocínio e de resolução de problemas, assim como alterações da linguagem, do humor ou do comportamento. Estas mudanças podem surgir discretamente no início, mas com o tempo comprometem a capacidade que a pessoa tem para continuar desempenhando as tarefas comuns em seu dia a dia. Esta mudança acarreta uma maior necessidade de supervisão e auxílio de um cuidador que também precisa receber suporte e apoio.
Apesar da idade ser o principal fator de risco para desenvolver a doença, a demência não faz parte do envelhecimento normal. Pessoas mais novas também podem desenvolver.