top of page

O que é Amigos da Demência?

É uma iniciativa global que promove mudanças na forma das pessoas pensar, agir e falar sobre demência.

 

 

Esta iniciativa atende ao movimento global Dementia Friends/Amigos da Demência liderado pela Alzheimer’s Society no Reino Unido e conta com a adesão de mais de 18 milhões de “Amigos” em diversos países do mundo

Escultura-de-Tomie-Ohtake-em-Santos.webp

Implementação pioneira na cidade de Santos

Este projeto é uma iniciativa executada pela União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (UACEP) com o aporte financeiro do Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santos (CMDPI).

​

Esta iniciativa responde aos mais recentes apelos internacionais para o desenvolvimento de ações que promovam sociedades mais inclusivas para pessoas que vivem com demência. O “Plano de Ação Global de Saúde Pública em Resposta à Demência 2017-2025”, da Organização Mundial da Saúde, estabelece sete linhas de ação, sendo a segunda dedicada à conscientização sobre a demência e ao incentivo à criação de comunidades amigas da demência em todo o mundo. 

 

Iniciativas como esta já são amplamente desenvolvidas em países da Europa, Ásia, África e Estados Unidos, sendo considerada pioneira no cenário brasileiro. Além disso, está em consonância com quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: o ODS 3, que trata de Saúde e Bem-Estar; o ODS 5, sobre Igualdade de Gênero; o ODS 10, que aborda a Redução das Desigualdades; e o ODS 17, que enfatiza a importância das Parcerias e dos Meios de Implementação.

​

Amigos da Demência promove conhecimento por meio de Sessões Informativas, permitindo que as pessoas se informem sobre a demência e convivam em um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para quem vive com demência e suas famílias.

​​

​

Ao se tornar um Amigo da Demência, você poderá:

​

 

​

​

  • ​Conscientizar e inspirar ação: ampliar o conhecimento sobre a demência, transformar atitudes e motivar outras pessoas a se engajarem.

​

  • Oferecer informações acessíveis àqueles que cuidam de pessoas com demência.

​

  • Fortalecer a participação comunitária: promover a inclusão e a participação significativa de todos na vida da comunidade.

​

​​

senhor1.png
turma amigos.jpg
turma amigos.jpg

Missão

Amigos da Demência tem como missão ofertar Sessões Informativas junto a parceiros colaboradores para aumentar o conhecimento, conscientizar, reduzir o estigma, a discriminação e o preconceito que envolvem pessoas que vivem com demência e suas famílias na cidade de Santos

Objetivos

  • Sensibilizar a comunidade santista (governo, sociedade civil, universidades, setor de serviços, empresas público-privadas etc) quanto a urgência do tema e a necessidade de inclusão das pessoas com demência e suas famílias

​

  • Apoiar pessoas que vivem com demência, parceiros de cuidado, membros da comunidade e profissionais por meio de Sessões Informativas 

​

  • Ampliar o acesso à vida comunitária e ao engajamento significativo com serviços e apoios voltados para pessoas com demência

​

  • Promover conscientização, reconhecimento dos sinais de demência e formas eficazes de comunicação​

As 5 mensagens principais do Amigos da Demência

1. A demência não é parte normal do envelhecimento: Embora afete principalmente pessoas mais velhas, a demência não faz parte do envelhecimento natural. Pessoas mais jovens também podem desenvolvê-la, especialmente se houver histórico familiar de início precoce.

 

2. A demência é causada por doenças do cérebro: Existem mais de 100 subtipos de demência, sendo a doença de Alzheimer a mais comum. O diagnóstico precoce e especializado é fundamental para garantir tratamento, suporte e encaminhamentos adequados.

 

3. A demência não é apenas perda de memória: Além das dificuldades de memória, a demência pode afetar planejamento, tomada de decisões, percepção, linguagem e autonomia nas atividades diárias. Identificar sintomas precocemente permite que a pessoa e sua família recebam apoio adequado.

 

4. É possível ter boa qualidade de vida mesmo com demência: Pessoas com demência podem manter rotinas, autonomia e participar da vida comunitária com o suporte correto. A qualidade de vida depende do estágio da doença, do subtipo, da rede de apoio e do respeito às vontades e preferências da pessoa.

 

5. A pessoa é muito mais do que a demência: Cada indivíduo tem história, gostos e hábitos únicos. É importante valorizar a pessoa em primeiro lugar, compreender alterações comportamentais e promover interações positivas, respeitosas e inclusivas.

pexels-andiedson-lima-3787061-17059938.jpg
bottom of page